sábado, 27 de outubro de 2012

Medos, traumas e fobias.


        Quem nunca teve medo do escuro? Do bicho papão ou do homem que levava criançinhas? Quando se é criança, sentir esse tipo de medo é considerado normal, estranho se torna quando crescemos e outros tipos de medos são carregados conosco, alguns deles de modo bonito são chamados de ‘’fobias’’, e dele existem milhões de derivados, é fobia do escuro, de comida, de bicho, de pessoas, de altura... Eu mesma, por exemplo, tenho fobia de insetos (qualquer um) é tão sufocante que só de imaginar minhas pernas tremem, tenho suadouro, e dor no ouvido. Isso só por imaginar, quando sou posta a frente do bicho, fico em desespero total. É claro que, para ser considerada uma fobia a pessoa tem que apresentar alguns sintomas, um medo de uma fobia não deve ser confundidos.
        Bom, várias coisas me motivaram a escrever esse texto nas últimas semanas, admito que queria ter publicado ele a mais tempo, mas não me sentia preparada.  Uma das coisas que me fizeram pensar – também – foi os traumas que a gente também carrega na vida (assim como o medo e a fobia que se torna algo persistente) os traumas muitas vezes nos trazem lembranças não muito boas. Quando a gente perde alguém que amamos e só de estar naquele lugar e reviver todos os momentos pode ser desesperador e fazer com que a pessoa tenha fobia da morte, por exemplo.
        O fato é que, todo mundo sofre de alguma forma, mesmo que no íntimo. Acho legal quando alguém se abre comigo pra contar de algum trauma psicológico, mas também penso que deve compreensível se a pessoas não quiser se abrir.
           No último capítulo de ‘’Avenida Brasil’’ (que não me agradou muito, por sinal) para mim, a melhor parte foi à descoberta da ‘’chupeta’’ do Adauto, não levando em conta a graça da situação, mas uma frase que a Olenka disse me chamou a atenção, era algo como: se tu tem um trauma, isso só diz respeito a você,ninguém precisa saber disso. E eu ainda digo, contar aos quatro ventos pode piorar a situação, acho que para uma pessoa superar alguma coisa a solução tem que vir de dentro dela, sabe, como em qualquer coisa nessa vida, primeiro, fique em paz contigo, deixe a maré se acalmar dentro de você, o mar revolto lá fora tu se resolve depois, primeiro pensa em ti, se está te fazendo mal, se tu precisa mudar isso, ta te doendo? Fazer os outros sofrerem te machuca também? Então conversa contigo, com suas limitações, fecha a porta do quarto, tira algumas horas pra pensar durante a noite, e tome a decisão, se depois de conversar consigo mesmo, tu ver que ta de bem, aí vai lá encarar a realidade, por que o mais importante tu já fez: se respeitou.
        Ninguém tem o direito de julgar o outro por qualquer que seja a situação, existem no mundo doenças impensáveis, tem gente que tem a síndrome de tourette, transtorno de personalidade, personalidades múltiplas, e vários raios á quatro. Tanta coisa que merece a nossa atenção e compreensão, aprender um pouco dos problemas do outros, pra tentar entender os nossos, não acha?

Xxx Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo