sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sinais de Feminismo pelo Mundo



    Eu estava planejando falar sobre esse assunto faz algum tempo, e talvez por que o mês de Outubro/Novembro foi especialmente bombardeado por notícias desse tipo (se não, todo o ano de 2014).


     Quem me conhece, sabe que eu sou (ou pelo menos tento ser) igualitária. Em qualquer coisa. E isso não é egocentrismo, acredite. Por isso, qualquer assunto sobre a luta de um gênero sobre o outro, me interessa.
      
      Como aqui no blog eu falo sobre qualquer coisa que me inspira, resolvi reunir alguns dos exemplos dos últimos tempos que são importantes para que a gente entenda o que está acontecendo ao nosso redor, e como é fundamental que a gente mude a nós mesmos e ao mundo.

catracalivre.com.br


1. Foi lançado um livro chamado Sejamos todos feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie, uma mulher negra que além de ter de lidar com os problemas sociais de seu país, tem que lidar com o preconceito herdado da sociedade sobre a capacidade feminina. Ela relata várias experiências pessoais em como encarou o machismo de perto e o quanto é importante que as pessoas PAREM de tratar as mulheres ou qualquer outro gênero como inferior. (Dá pra baixar o livro de graça pelo Amazon).

 

 

2. A atriz Keira Knightley fez um ensaio de top less como meio (próprio) de protestar sobre os padrões de beleza da nossa sociedade. O interessante é como ela se sentiu ofendida quando uma imagem sua para o cartaz de um filme foi alterada, quando eles aumentaram os seus seios (é interessante por que, pessoalmente esse não é um detalhe que eu vá prestar atenção (!)) Você pode ler uma das matérias sobre o assunto, aqui.
 

3. Emma Watson fez um discurso pela ONU em uma campanha chamada #HeforShe falando mais uma vez sobre a desigualdade de gêneros. Você pode assistir pelo link.
      4. Daniel Radcliffe também fez um comentário feminista (link aqui).

    5. Neil deGrasse Tyson, um cientista, foi questionado — não diretamente sobre o por que há uma quantidade menor de mulheres nesse meio acadêmico, em relação aos homens. E ele respondeu comparando sobre o racismo de cor que sofreu. (É um dos meus vídeos favoritos!).


    E etc, etc, etc! Esses são só alguns dos exemplos que eu reuni, para mostrar que nós precisamos PARAR em quantificar as pessoas por causa do seu gênero. Há milhares de exemplos que mostram o quanto isto é ridículo, ainda mais para uma sociedade que se orgulha tanto em ter descoberto tal e tal coisa, e ter inventado isso e isso. Enquanto a gente não resolver essa diferença de pensamento, toda essa evolução será só uma maquiagem. 
    
     Mas eu acho lindo e importantíssimo que pessoas importantes como essas (ainda mais os homens, já que é comum eles pensarem que isso não os afeta), que tem meio e voz para chamar a atenção do mundo para esse problema social, exponham suas opiniões e façam outros enxergar que isso ainda é um problema do século XXI.


Por Amanda Soares

4 comentários:

  1. Seu texto (como sempre kk) tá perfeito flor! Realmente, é muito bom ver pessoas importantes abordando este tema e calando a boca de muita gente por aí. Além do texto, eu preciso citar uma coisa que venho segurando há dias.. QUE LAYOUT LINDO É ESSE? *__* sério, adorei a nova "roupinha" do Dizem por Aí e confesso que devemos ter gostos bem parecidos para layouts viu kkkkkk quando eu mudar o meu você entenderá hahah super beijo flor ;*

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Calando a boca de muita gente" RESUME! HAHA
      Ahhh, eu mudei o layout mas nem tinha coragem de sair gritando "eeei, vem ver o novo visual do blog" :P Precisava mudar! Obrigadíssima por reparar!
      Ih, será que os lay's vão ficar parecidos? OMG :O

      Beijo, Carol! <3

      Excluir
  2. Gosto desse assunto, as mulheres são fortes e estão se impondo!!! Te convido a conhecer o meu blog. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, ctz retribuirei o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  3. Que super post , parabens ! Bom seria se mais pessoas pensassem assim né ! bjs !
    To seguindo flor ..

    http://femeninasimoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo