segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Extraordinário | R.J Palacio

Eu queria esse livro há MUITO tempo. Tipo, muito mesmo. Mas eu sempre adiava ou por falta de grana ou por medo de não gostar tanto assim da história. Quando o blog da Gabi fez o sorteio desse livro + 365 dias Extraordinários, e eu ganhei (!), nunca fiquei tão animada.



       Esse livro se tornou especial por vários motivos, e o principal deles é como o Auggie (personagem principal) se torna inspirador e meu amigo ao decorrer das páginas.

     "August Auggie Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... Até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros." - Sinopse do livro.

        A minha maior curiosidade era em como a R. J iria abordar esse assunto para que ele fosse “normal” para todo o tipo de leitor. E a verdade é que a gente conhece o Auggie e se apaixona por ele. Simplesmente assim.

        A primeira parte do livro é narrada pelo ponto de vista dele. Nós, leitores, somos como os olhos e coração do menino, então tudo o que o Auggie vê e sente é como se estivesse sendo conosco; Em todos os momentos que as pessoas têm medo de chegar perto dele, ou quando gritam quando veem seu rosto se torna natural para nós por que para o Auggie já se tornou natural também, mas não deixa de nos sentir mal.

        Auggie tem uma família estável, seu pai é conhecido por ser “engraçado”, sua mãe e irmã “super protetoras”. 

        Uma coisa bem legal que a autora fez, foi indiretamente não deixar ninguém culpado na história. Por exemplo, alguns dos garotos que antes pareciam agir contra o Auggie, têm a sua oportunidade na segunda parte do livro em contar a história sob o seu ponto de vista, em por que agiram assim, o que acontecia dentro de suas mentes e como alguns deles também lutavam para serem aceitos.


  
       Outra também: os capítulos são bem curtos, e isso não cansa (de jeito nenhum) o leitor. Se por exemplo, ele não tiver muito tempo. :3

      A única coisa que incomodou foi o capítulo do Justin. Ele não tinha formatação. E só ainda não descobri se isso foi um erro da editora, ou foi proposital da autora.




     Enfim. A história é linda, o Auggie permanece em nossas mentes por dias, com uma história linda e com uma inocência admirável. Vale muito a pena a leitura de “Extraordinário.”
Já leu? Ou tem vontade de ler? Deixe sua opinião nos comentários. :D

Editora: Intrínseca
Image and video hosting by TinyPic






6 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, pois a fila de livros está enorme rsrs
    Mas, cada vez que vejo uma postagem, mais minha curiosidade é atiçada!
    Espero chegar nele logo!
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando uma fila de livros fica menor? NUNCA! :3 Eu vi poucas resenhas sobre Extraordinário :/ mas eu tenho certeza de que você irá gostar. <3

      Beijo Mika!

      Excluir
  2. Oi Amanda!
    Fiquei super feliz em saber que você gostou do livro! Minha principal ideia quando fiz o sorteio, era passar essa história linda e inspiradora pra mais alguém, e acho que consegui, né? Amei a sua resenha! <3
    Beijos,
    Gabi

    www.officialgabi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que conseguiu, Gabi! O Auggie é incrível e é mais incrível em como uma menino pode mudar a vida de tantas pessoas. <3

      Obrigada e obrigada!

      Beijo <3

      Excluir
  3. Esse livro é LINDO! Foi, certamente, uma das melhores leituras do ano passado pra mim, e eu chorei junto com o Auggie no final, porque é realmente emocionante como as pessoas mudam e passam a enxergar o que antes não percebiam.
    Eu acho que esse capítulo do Justin é proposital daquela forma, como se fosse o menino escrevendo. Acho. Espero. HAHA!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Foi uma das minhas melhores leituras esse ano também. Eu chorei no capítulo da Daisy (...) mas o livro todo é pura emoção,sim!
      AH! Espero que você esteja certa quanto o capítulo do Justin!! (essas coisas deveriam estar no rodapé :P)

      Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo