segunda-feira, 9 de novembro de 2015

642 coisas: 21. A última vez que você chorou.


Via
Um documentário sobre as baleias orcas, conhecidas como baleias assassinas. Sim, eu chorei por causa de animais.

Na verdade, eu sempre me senti desconfortável em "atrações" em que o animal serve o ser humano. Circos, aquários, por exemplo. E quando eu via na televisão o SeaWorld mostrando como era divertido as baleias fazendo gracinhas e agradando os humanos derrubando água neles, eu sempre fiquei desconfortável. Quando eu analisava a situação de longe, me parecia um show de horrores. O mesmo com circos. Me doía o coração ver os animais presos em jaulas, e depois ir ver a atração como se eles estivessem ali por terem se candidatados. 

Faz dois dias que eu assisti o documentário, e eu ainda estou em choque. Mesmo que essa não fosse a intenção. Ele basicamente conta sobre algumas das mortes de seres humanos que foram atacados por baleias orcas. Mas também expõe em que condições aqueles animais foram submetidos. Castigos, afastamento do bando (pode se chamar assim?), e viver em uma piscina e dormir em um latão. Eu fico pensando que, quando estamos muito entediados só queremos sair de casa, ou fazer alguma coisa para se distrair. Então eu imagino o desespero daqueles animais em todos os dias fazerem as mesmas rotinas, conviverem com outras baleias que não são a sua família, e ainda nadar em águas que não lhe são naturais. 

Juro que me senti impotente. Ainda mais por imaginar que tudo isso é feito por dinheiro. O estúpido dinheiro. Milhares de notas de papel, em troca da vida de um ser vivo. A minha vontade ainda é ir lá e dar na cara de cada um dos proprietários, e soltar aqueles animais. 

SeaWorld é uma indústria. Ele promove a diversão, e esconde a opressão. O pior de tudo é que é somente a ponta do iceberg. 

Se você quiser assistir o documentário, está disponível na Netflix (é só uma sugestão, não uma publicidade), ele se chama "BlackFish".
O tema desse post foi retirado do projeto citado no título, se quiser ver mais sobre ele, aqui está o link:  642 coisas para escrever. (:

4 comentários:

  1. Oii Amanda!
    Sou como você, sempre me sinto desconfortável com o que acontece nesses grandes aquários e até em pequenos mesmo porque quem gostaria de viver numa caixa?
    Não sei o que acontece nessas grandes empresas até porque não é muito divulgado e também porque odeio ver qualquer tipo de mal tratos com animais. Me dói mais do que ver mortes ou mal tratos com seres humanos acho que por já ter tanto com humanos me sinto dessensibilizada, mas com animais não. Quando aparece na televisão, saio da sala porque não aguento ver.
    Fiquei muito curiosa sobre o que acontece no SeaWorld e, com certeza, vou ver.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onw, Dani!

      Cê sabe que eu também não me doo muito quando acontece as coisas com os seres humanos? Por quê é mais ''comum'', por que ser humano consegue se defender, sei lá. Mas acho o cúmulo retirar um ser vivo de seu habitat e abusar deles dessa forma. :/ Comentei com a minha mãe outro dia, que se eu tivesse muito dinheiro cuidaria de crianças e animais, que são o que ainda se pode ter alguma esperança de amor no mundo futuro. :~
      Vai ver o documentário sim, Dani. Mas aviso que fiquei uns dois dias em pânico, e ainda me sinto impotente. :'(

      Excluir
  2. Lá no meu blog, o ultimo post é uma tag e eu te indiquei para responde-la, assim que fizer me avise que eu quero ver suas respostas... bjs
    http://garotanadafragil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandinha! Eu já respondi o seu outro comentário, chuchu. ^-^

      Beijo! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo