sexta-feira, 1 de julho de 2016

Gostar de vilões nem sempre é tão legal quanto parece.

Há alguns anos atrás, eu escrevi sobre como eu gostava de vilões, sobre como eles poderiam (e eram) fascinantes, e podiam ter muito mais caminhos a ser explorados do que os mocinhos. E até que eles faziam coisas que a gente não podia fazer na vida real. Só que isso acabou se virando contra mim. 
Juro que perdi o autor do gif, se souber me avisa. :(
Entenda.

Meu ponto de vista continua o mesmo, mas... Ultimamente como você deve saber (e se me acompanha no twitter sabe mesmo! @superamorinha) eu tenho acompanhado a série Gotham, é uma das minhas séries favoritas do momento, e eu gosto muito de ler os comentários dos fãs e interagir com eles. Com isso, eu acabei conhecendo o amor, AMOR, de algumas pessoas por vilões, e isso se tornou preocupante depois que alguns gostariam muito da morte de um personagem bom, por que ele é entediante. DE REPENTE ser BOM se tornou ENTEDIANTE. Entendeu? Eu fiquei apavorada.  

Desde quando as pessoas começaram a trocar o bem pela maldade? Desde quando ser mau é mais legal do que ser bom? E as pessoas eram tão obcecadas que eu não duvido em nada praticarem isso na vida real. "Sérião." Por que quando eu digo: "ah, aquele personagem é ótimo! todo poderoso, malvado, faz o que dá na telha, e ainda tem todos aqueles jargões maravilhosos" Eu digo isso dramaticamente, dentro de um contexto artístico, mas eu conheci pessoas que por suas palavras pareciam ser capazes de fazer o que digitaram. Enfim. Fiquei e estou preocupada com o mundo em que vivo. 

 Acho que não há nada de errado em gostar do que a gente escolhe gostar, mas acho muito importante deixar claro o que é certo e errado. Ser mau é o causa dos nossos problemas. TODOS eles. Não é por que um livro ou série mostra que isso pode ser "descolado" que é, ok? Um escritor de quadrinhos brasileiro diz em uma entrevista que esse mundo das HQs é "um modelo de comportamento", e é bem isso, não? A gente só precisa entender que tudo bem gostar dos vilões, mas eles não são modelos para a nossa sociedade.





6 comentários:

  1. Olar! Realmente, a pessoa também tem que saber a realidade. Eu sou apaixonada por vilões, normalmente são os meus favoritos nas séries. Gosto de vários mocinhos, porém tem alguns que realmente tira a gente do sério e queremos que ele sai da série. Mas apesar de achar fascinante esse mundo dos vilões, isso só fica no mundo fictício. É um personagem que eu amo, e amo ainda mais quando vejo um lado bonzinho desse vilão. Pessoas que se influencia rapidamente desse mundo fictício precisa se tocar. E até que né, chega de maldade no nosso mundo real.
    BEIJU

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Eu entendo a sua opinião, até por que conheço pessoas que usam de toda a sua dedicação em pró deles, e não há nada de errado nisso, mas tem gente que realmente passa dos limites, e enxergar isso, (que existe os dois lados) é importante, né?

      Obrigada pelo comentário, chuchu. (: Beijo!

      Excluir
  2. Nossa, isso é algo com o que eu já me assusto tem um tempinho... Antigamente eu era noveleira (hehe), e quando era pequena eu gostava sempre dos/das mocinhos/as. Depois de um tempo passei a gostar muito dos personagens ambíguos, e sigo assim até hoje. Mas sempre tem aquele vilão que te encanta, mas pela construção dele, e não porque é legal ser mau! Mas eu ficava assombrada com a quantidade de pessoas que gostavam dos vilões pela maldade, e que simplesmente desprezavam os bonzinhos, só porque eles eram bonzinhos. Levando pra outro lado, me incomoda muito quem idealiza certos personagens e comportamentos da ficção ou de celebridades que eles não aceitam na vida real. Personagens e famosos que praticam bullying ou que são arrogantes, por exemplo. Poxa, se você não gostaria de ter aquela pessoa por perto, na vida real, pra que idealizá-la? Lógico que isso, no caso de personagens, não significa que não podemos gostar da CONSTRUÇÃO deles, mas adorar aquelas características desagradáveis é demais, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! Ainn, obrigada por compreender! "Poxa, se você não gostaria de ter aquela pessoa por perto, na vida real, pra que idealizá-la?" É exatamente isso. E eu acho que quanto mais a indústria endeusa esse tipo de comportamento/personagem, pior as coisas ficarão, por que vai ficar cada vez mais e mais difícil das pessoas separarem o que é certo do errado. :/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo