sábado, 10 de agosto de 2013

Maratona Literária: A carta.

A carta a seguir, foi escrita para aquela maratona da postagem anterior. Como eu não ganhei, decidi posta-la aqui (o que iria acontecer de uma maneira ou de outra). Os personagens a que cito são do livro: "Um certo capitão Rodrigo" do queridíssimo autor Erico Veríssimo, que se tornou um filme com o lançamento para Setembro, com o nome de "O tempo e o Vento"! 




Querido Rodrigo Cambará,

   Eu tenho tantas coisas para falar que não sei ao menos por onde começar. Nós nos conhecemos há umas duas semanas, você lembra-se?
   Eu tinha ouvido falar muito de você, querido, em como você era lindo, apaixonável e mulherengo.
   Quando você chegou aqui em Santa Fé confesso que adivinhei logo que você iria se apaixonar pela minha querida Bibiana, afinal, dentre todas as moças da vila ela era a mais provável das estatísticas, e eu não estava errada, veja você bem...
    Rodrigo eu acho que é justo você ficar sabendo que estive em seu casamento com ela, mesmo que você não tenha notado a minha presença, eu estava lá, quietinha no canto direito da igreja épica em que você selou seu compromisso com Bibiana. Ela estava tão radiante ao sair da igreja, você não achou? Os olhos dela brilhavam e eu sabia que você era o motivo, afinal, quem não se apaixonaria por Rodrigo Cambará?
   Desculpe—me se achará isso intromissão, mas você nunca pensou que era tamanha maldade retirar uma mulher tão pura e amável da casa de seus pais para se casar com um capitão de guerras como você? Acostumado a aventuras, mulheres, bebidas, e jogo?
Rodrigo... Por que você fez isso? No início achei uma boa ideia, afinal, Bibiana sempre foi o meu tipo de amiga que seria capaz de esperar anos pelo amor de sua vida, e ela tinha a certeza absoluta de que você era dela. Mas não era. Ou era?
     Ah, Rodrigo, o passado me angústia. Me angústia por que eu sempre soube que você não largaria suas mulheres e seus jogos mesmo tendo uma esposa incrível em sua cama e dois filhos saudáveis. Não... Você ainda era o Rodrigo Cambará de quando chegou aqui. Por que não se emendou? Alguns anos no Rio Grande não foram suficientes? Trabalhar em um velho bar, não era o suficiente?
  Desculpe—me a intromissão mais uma vez, mas não conseguia mais ver Bibiana angustiada em casa enquanto você dormia com outras mulheres em baixo dos olhos de todos desta vila. Por quê? Por que Bibiana? Por que Santa Fé Rodrigo?
Mas agora que você está aí embaixo da terra, onde os vermes se encarregam de comer sua carne podre, eu te digo querido Capitão, que talvez nessa vida medíocre a gente sempre consiga o que procura.
     Você queria aventuras ao invés de uma vida pacata atrás de um balcão de mantimentos? Conseguiu uma bala no peito no chão de uma guerra quando invadiram nossa cidade.
Perdeu a nós, e perdeu Bibiana.
     Mas pode não ser de todo ruim. Eu sei que você realmente a amou, amou como pode não é mesmo? O quanto conseguiu. E tornou Bibiana a mulher que ela jamais tinha sido feito.
Deixo você com a minha dor, por que eu sei que essa história poderia ter sido diferente. Quer saber como?
    Se você que era fraco o bastante, que nunca tivesse botado uma aliança no dedo daquela mulher, que nunca tivesse se deitado com ela, que nunca a tivesse feito três filhos.
Você poderia ter sido sincero, abandonado Bibiana antes que todos soubessem que você se deitou com a moça ruiva que veio visitar a vila. Mas você não fez. Deixou acontecer, e no fundo Rodrigo, eu te confesso, que tudo pode ter sido culpa de Bibiana, afinal, ela bem sabia com o homem que estava se casando.
Agora onde você está, fica com a minha compaixão e saudades.
   Estou ajudando a cuidar bem de seus filhos, e de sua mulher. Ela anda muito bem na verdade, se arranjou em cuidar da mãe doente e cura as saudades suas com isso. Nunca mais se deitou com outro homem, e no fundo acho que ela é um pouco como a avó, Ana Terra, quando ama um homem, o ama para toda a vida.

Com todo o meu carinho e respeito,
Amanda. "

Um comentário:

  1. Gostei muito, principalmente do final. Esta de parabéns e uma pena que não tem ganhado a maratona.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo